Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
São precisos muitos dados sobre a saúde, porque é necessário saber os cuidados em saúde que fazem a diferença, sobretudo, como prestar uma melhor medicina personalizada, defende Dipak Kalra.
In Jornal de Negócios, 03 Out 2024
Xavier Barreto desafiou o ministério da Saúde a criar a iniciativa concreta para definir uma estratégia de Inteligência Artificial, com um plano de ação e implementação para os próximos anos.
Portugal vai ser um dos países que estará na linha da frente no registo europeu de saúde. “É uma grande revolução e nem todos os países da Europa estão neste patamar de desenvolvimento”, disse Cristina Vaz Tomé, secretária de Estado da Gestão da Saúde.
Filipa Costa sublinhou que a informação existe, mas é necessária tecnologia para se extrair conhecimento da informação existente.
É preciso haver uma “clara visão para onde queremos ir, e uma estratégia que permita priorizar. Há muito a fazer, mas não se pode fazer tudo, tendode escolher o que tem mais impacto”, defendeu Micaela Seeman Monteiro.
In Jornal de Negócios, 19 Set 2024
Há vários estudos que mostram que com os diagnósticos precoces do cancro do pulmão a taxa de sobrevivência é maior, por isso “parece ser útil fazer o rastreio da população nesse contexto”, refere Teresa Almodovar, diretora do serviço de pneumologia do IPO Lisboa.
In Jornal de Negócios, 10 Out 2022
Recentes e contínuos avanços no diagnóstico e no tratamento do cancro prostático já permitiram avanços notáveis na sobrevivência e na qualidade de vida.
É a estratégia para a mudança do sistema nacional de saúde, defendida por Luís Goes Pinheiro, presidente do SPMS, que tem como um dos grandes desafios as doenças crónicas.
Tapani Piha diz que o sucesso destes projetos depende em 80% dos casos do fator humano, ou seja, “não estamos a falar de alta tecnologia mas de pessoas”.
“É com base nos dados harmonizados, que se chega a resultados e a evidências, se retira o conhecimento que permite o avanço dos tratamentos, nova investigação clínica, nova medicação”, defendeu Pedro Ramos, fundador da Promptly.
Xavier Barreto lembra que, nos últimos anos, o investimento tem sido muito abaixo do que de facto o sistema necessita.
No campo da cirurgia, assiste-se a um aparecimento de técnicas com recurso à tecnologia, como a cirurgia laparoscópica e a cirurgia com assistência robótica.
As 27 candidaturas são exemplos de boas práticas e que se evidenciam nos três projetos vencedores, um do Porto, outro da ilha Terceira, e o último uma rede com 30 hospitais.
A inflação fez aumentar os custos de produção da indústria farmacêutica. Uma subida que não se repercute nos preços dos medicamentos por ser um mercado altamente regulado.
A junção de esforços, a utilização da tecnologia e a gestão da saúde pelos resultados são algumas marcas de água destes projetos finalistas ao Prémio Investir em Saúde, uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Janssen.
In Jornal de Negócios, 04 Out 2022
Sofia Couto da Rocha, Chief Transformation Officer & Head Virtual Patient na Lusíadas Saúde, defende Portugal é dos países onde a maturidade digital dos serviços públicos é mais avançada e deveríamos tirar mais proveito desta realidade.
In Jornal de Negócios, 30 Set 2022
Há muito boa vontade, uma ideia comum de que é necessário acelerar as bases de dados, mas não está claro a quem compete esta visão de liderança ou pelo menos não é explícito”, concluiu a diretora-geral da Janssen Portugal.
Organização
Parceiro Institucional